Juventude e Trabalho

 
Vivemos na era em que para nos inserir no mundo profissional devemo-nos dotar de um elemento essencial: informação. Uma poderosa arma bastante eficiente para uma boa escolha profissional, porém, pouco utilizada por muitos jovens, sendo este, não obstante, o motivo para tantas dúvidas e questionamentos.
Os repórteres CEI 2 percebendo estar também incluídos em tal situação, decidiram usufruir desta para informar-se e de relance oferecer também a outros jovens INFORMAÇÕES valiosíssimas, que certamente os auxiliarão e muito em suas presentes e futuras escolhas.
Abordaremos diversos assuntos: dicas, bizus, notícias na mídia...humor. Esmiuçando cada tópico: desde a escolha do curso até a faculdade onde é oferecido e o orçamento. Tudo para reavivar nos jovens a memória sobre suas potencialidades e genialidades. 
Aproveite!!

 

DÚVIDAS?
 

Dúvida, indecisão e ansiedade são sentimentos que atormentam nove entre dez estudantes na hora de fazer a escolha da profissão.

 

E não é pra menos! Hoje, a grande variedade de profissões pode deixar qualquer um confuso. Registros no Ministério da Educação contam 448 cursos de graduação oferecidos em universidades de todo o País. Além de novas opções que surgem cotidianamente segundo as demandas do grande mercado expancionista mundial.

É comum encontrarmos jovens que, mesmo com o pé no vestibular, ainda não sabem que carreira seguir, talvez, por não encontrarem afinidade em nenhuma das profissões até hoje estabelecidas, ou simplesmente por ainda não terem se desbravado a conhecê-las verdadeiramente.

Em meio a esse leque de novas e “velhas” alternativas profissionais, ousamos  escolher algumas que mais se identificam com muitos de nossos colegas lingu@rudos: História, Publicidade e Jornalismo; ofícios que estão em alta no mercado de trabalho atual.

Conquiste seu espaço!

Conquiste seu espaço!

Se você se encontra no índice dos “dúbios”, leia com muita atenção as informações a seguir. Talvez, seja uma dessas a carreira que lhe fará um excelente e comprometido profissional!

História

Ser muito atento, curioso, ter interesse pela investigação e pela interpretação dos fatos do presente e do passado.
Se você tem essas características, pode escolher o curso de História.
Porém, um bom historiador deverá, ainda, ser capaz de pensar o processo histórico em várias dimensões – como a social, a cultural, a econômica, a política e a religiosa.

Veja informações sobre o curso nas universidades públicas cearenses: UFC e UECE.


Comunicação Social                                                        

Publicidade e Propaganda

Cabe ao publicitário promover a ligação entre agência e cliente, entre empresa/instituição e consumidor/usuário, ou seja, elaborando estratégias de comunicação para o mercado/comunidade, de modo que o produto/serviço chegue ao seu consumidor/cidadão com qualidade. São ainda atribuições de um publicitário; realizar atendimento, pesquisa de mercado, planejamento, criação e veiculação de peças publicitárias, criação e execução de campanhas e definição de estratégias de marketing.

- Onde trabalha um publicitário?
O profissional de publicidade e propaganda irá atuar nas agências da área, empresas de comunicação, assessorias de empresas privadas, instituições públicas e privadas, em comunicação empresarial e, especificamente, no marketing.


Jornalismo

- Algumas características do perfil profissional de um jornalista:
*
domínio da linguagem jornalística para as diferentes mídias;
*
curiosidade intelectual permanente;
*capacidade de percepção dos fatos, de sua rigorosa apuração e de sua transformação em mensagem jornalística;
*capacidade de ser humilde diante da realidade e exigente na busca da verdade, com postura ética e de compromisso com a cidadania;
* ser capaz de interpretar, explicar e contextualizar as informações no mundo em que vive;
*capacidade de elaborar críticas à mídia e de propor alternativas inovadoras;
- Onde atua um Jornalista?

Os profissionais formados pelo curso de Jornalismo atuarão nas redações dos veículos impressos nos departamentos de radiojornalismo, telejornalismo, nas assessorias de imprensa, prestando consultorias e nos mercados emergentes no campo da comunicação institucional, desempenhando as diversas funções vinculadas à área jornalística, de acordo com a regulamentação profissional, tais como repórter, redator, editor, chefe de reportagem, etc. 

Como se dar bem na carreira profissional

"O que falta não é emprego, mas a qualificação dos empregados!"

A melhor (talvez única) forma de adquirir maior qualificação em qualquer área é ingressando em uma universidade. É fato que ser um bom profissional facilita a entrada no mercado. Mas apenas isso não basta! As empresas almejam profissionais qualificados, bem informados e que tenham por principal objetivo contribuir para o crescimento da empresa.
 
Mas como entrar em uma universidade?
Bem, como resposta a esta pergunta temos o tão famoso e temido VESTIBULAR, um exame feito uma ou duas vezes ao ano dependendo da universidade, que serve de requisito para o ingresso do aluno na mesmo sendo que este precisa atingir uma certa pontuação de acordo com os parâmetros da instituição para conseguir a vaga.

Os vestibulares para as universidades públicas no Brasil são os mais concorridos dentre aqueles aplicados no país, seja pela oportunidade única do estudo gratuito ou pela reputação de um ensino de qualidade de que gozam estas instituições em relação às privadas.

Como são as provas de avaliação?
Abordaremos as duas universidades mais visadas pelos cearenses: a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade Estadual do Ceará (UECE
).

Esquema de avaliações:
UFC: O vestibular é realizado anaualmente e o sistema de avaliações é dividido em duas fases: a primeira objetiva, que são 66 questões distribuidas entre as matéria de Língua portuguesa, língua estrangeira, Literatura, Matemática, Física, Química, História e Geografia; a segunda fase* é c
onstituida por oito ões escritas de cada matéria referida ao curso escolhido. Por exemplo: o candidato que almeja o curso de engenharia deve atender às provas de Matemática, Física e Língua portuguesa. Sendo oito questões aberta cada.

UECE: O vestibular acontece semestralmente e é também dividido em duas fases, porém a primeira e a segunda fase são objetivas. A primeira é constituída de 60 questões objetivas das matérias citadas anteriormente e a segunda* são 20 questões de cada matéria referente ao curso escolhido. Por exemplo: a prova para o curso Letras/ Inglês dispõe de 20 questões de cada matéria: Língua portuguesa, História, Geografia e Inglês.

*OBS: A promoção do candidato para a segunda fase exige a classificação na primeira fase; e a segunda fase nas duas universidades constam também de uma prova de redação.

Profissões curiosas

Você já ouviu falar em gerente de risco? Ou em perfumista? Técnico em fotônica, raizeiro, charuteiro?

Essas são apenas algumas das cerca de 3 000 ocupações que começam a integrar oficialmente o mercado de trabalho brasileiro segunda a nova Classificação Brasileira de Ocupações. A nova CBO é uma atualização da versão lançada em 1982. Ela foi relançada para reconhecer profissões antigas e incorporar novas. A mudança foi tão grande que nem o próprio governo sabe dizer quantas funções foram criadas e quantas foram apenas reformuladas. Boa parte delas nem era imaginada na época em que a CBO nasceu, na década de 70, quando o Brasil vivenciava alguma expansão econômica e sofria de escassez de mão-de-obra. A idéia era auxiliar no planejamento econômico e no desenvolvimento da força de trabalho do país, indicando às empresas e ao próprio governo as áreas em que era preciso investir em formação.
 

" O mundo profissional brasileiro hoje é bem diferente. As inovações tecnológicas criaram profissões e outra organização do mercado de trabalho."


De Cacique a Raizeiro
O Ministério do Trabalho levou às últimas conseqüências seu projeto de organizar as ocupações no Brasil.
E o resultado da empreitada é uma lista para lá de eclética.
Na nova CBO tem de tudo, de cacique a raizeiro.
Confira abaixo as profissões mais curiosas:
·  Cacique
·  Mãe-de-santo
·  Mestre de bateria de escola de samba
·  Pajé
·  Parteira
·  Raizeiro
Informações tiradas do texto de
Dalen Jacomino e Rodrigo Vieira da Cunha

__________________________________________

Brincadeira agora é uma
Grande Profissão

Os jogos, que deixavam as mães de alguns garotos preoucupadas por alegarem que os filhos trocavam a vida real, ou seja, deixavam de fazer coisas habituais de crianças, como correr, pular e jogar bola, para postar-se sentado e mexendo só os dedos com um único objetivo de finalizar um jogo e recomeçá-lo continuamente, hoje, virou uma profissão.

Essa forma de brincadeira acomodada faz parte das novíssimas profissões estabecidas no mercado atual e está, pouco a pouco, abrindo as suas portas e mostrando que por trás daquelas pequenas personalidades, pode existir futuramente um grande profissional da área tecnologica de criar jogos de computador e de vídeo game.

O engenheiro e atualmente professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) Fabiano Rodrigues, 30 anos, foi campeão em 1998 com a equipe Target e vice- campeão na GMC (Global Management Challenge) e decidiu especializar-se na área de criação de jogos virtuais e nos dias atuais trabalha com o desenvolvimento de jogos de empresas.

Ele comenta a seguinte frase: "Para mim virou uma profissão e para os demais (componentes do grupo)."

Ter paixão pelo que está fazendo, acreditar e mapear cuidadosamente uma oportunidade de negócio , visando transformá-los em um modelo de negócios vitorioso, são importantes e essenciais dicas para ser um ótimo profissional.


Por Laryssa Matos

_______________________________________________________________________________

Cuidado! Nem tudo é um mar de Rosas...

Atender as expectativas da família, ter dinheiro para pagar as mensalidades e a posíbilidade de conseguir um emprego antes de se formar. Esas são algumas das preocupações de quem vai fazer um curso superior. Mas um número cada vez maior de jovens está atento também a uma outra variável: a qualidade do ensino nas universidades. É
fundamental que o curso seja reconhecido pelo MEC. A opinião de estudantes que participam do Enade - o exame nacional que avalia o ensino superior - também pode ajudar. Eles respondem um questionário sobre as faculdades que freqüentam e dizem o que acham dos professores.

Espetacular!!

Resultado do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) deixa orgulhosos estudantes da Universidade Federal do Ceará (UFC).

O resultado do ENADE agradou e muito os estudantes da Universidade Federal do Ceará, posto que esta tenha sido, senão a melhor, uma das melhores instituições de ensino superior no âmbito nacional. Graças ao ótimo desempenho dos alunos, que participaram do exame. 

As universidades do Sul e do Nordeste alcançaram a maior média nesse exame além de nota máxima na maioria dos cursos oferecidos.

Maiores informações clique no link ENADE.

Cursos profisionalizantes: uma boa idéia!


Uma maneira muito boa de manter-se atualizado nas tendências do grande Mercado são os cursos profissionalizantes.

 

 As empresas enfocam pessoas competentes que não se conformam com o que sabem e se empreitam sempre a busca de novas formas de melhorar seu ofício.

Cursos como os de informática, tecnicas de venda, secretariado e língua estrangeira são os que se encontram no topo da lista dos mais valorizados pelas empresas.

Veja a seguir algumas instituições que oferecem alguns cursos profissionalizantes: Sesc (Idiomas), Sesi (técnicos e Idiomas), Senai (técnicos), Senac (técnicos), Impah (Idioma) e Casas de Cultura da UFC(Idioma).

Cursos de férias



Os cursos de férias também são uma formidável opção. Reservar uma parte das férias para estudar pode parecer pouco atraente, mas é um
grande investimento na carreira, que pode trazer vantagens quase imediatas. Veja a matéria exibida no dia 18 de junho de 2007 pelo

Jornal Hoje.


Considerações Finais:


Bem, leitor, concluímos assim nossa matéria. Esperamos que tenha gostado e que ela sirva como uma eficiente fonte de pesquisa para você.  Deixamos aqui mais um superlink que com certeza aumentará mais o seu nível de informação:

Vestibular: como escolher o curso certo?
                         

Agradecemos sua atenção!

Redação:

  • Laryssa Matos;
  • Thiago Rodrigues;
  • Rafael Souto;
  • Renato Félix;
  • Elisa Oliveira;
  • Jansen Demontiê.

 

OBS: Agradecemos ao Professor Kelsen Bravos e à Professora Lidiane Moura pela disposição de seu auxílio durante a edição desta matéria e pela revisão final da mesma.


Fanor x Cei 2: Troca de experiências CUFA na Quadra O seu direito esta mudando.
Revista da casa
Revista da casa